quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CARÁTER E REPUTAÇÃO




O que há de mais importante na vida da gente, é Deus. O que Deus pode fazer de mais profundo na nossa vida é moldar nosso caráter pra que a gente seja o mais parecido possível com Jesus, que é o exemplo de homem perfeito. Durante muito tempo e especialmente enquanto pai, tenho ensinado que caráter é mais importante que reputação. Pra definir melhor é preciso esclarecer aqui, que caráter e reputação todo mundo tem, a diferença é a qualidade. Bom ou mau caráter; boa ou má reputação. Reputação é o que as pessoas pensam e veem que você é; enquanto que caráter é o que você é independentemente se alguém está vendo ou não. Boa reputação é quando você faz as coisas certas por que tem alguém olhando. Bom caráter é quando você faz as coisas certas por que é certo fazer, mesmo que ninguém esteja vendo. Uma pessoa de bom caráter é confiável; uma pessoa preocupada apenas com a boa reputação, mantém uma farsa, usa máscaras, e confiar nela é como dar passos no escuro em terreno desconhecido. Quem você quer ser; uma pessoa de bom caráter ou uma pessoa apenas de boa reputação? Se você se preocupar apenas com a reputação, não terá bom caráter, mas preocupando-se em ter um bom caráter, então terá boa reputação; ainda que seja preciso lembrar, que sendo a reputação um julgamento de alguém sobre o que vê e entende de nossas atitudes e comportamento, pode acontecer que em alguns casos e para um grupo de pessoas, a reputação não seja boa. Assim sendo, se o caráter existir, a reputação será mero detalhe, relevante ou não. A grande diferença entre bom caráter e boa reputação, é que um bom caráter proporciona boa reputação; salvo contrário, no caso já citado, de julgamentos equivocados. Mas boa reputação não é a prova da existência de um bom caráter. Constantemente, o próprio Jesus tinha a sua reputação questionada por conta das atitudes que desagradavam a muitos religiosos e falsos moralistas de plantão. Ainda assim Jesus continuou a ser o que era e fazer o que fazia, como e quando sempre quis fazer, porque suas atitudes eram baseadas no Amor, na Graça, na Misericórdia e Justiça, superiores ás leis e muito acima dos julgamentos daqueles que não tinham a menor competência para fazê-los. Sua reputação nem sempre foi boa diante do seu próprio povo, mas seu caráter continuou sempre intacto e sem manchas.                           
         Dentro dessa discussão, podemos dizer que as pessoas geralmente se dividem em três categorias: Ordinária, medíocre e extraordinária.
Uma pessoa ordinária é alguém que não faz nem sua obrigação. Não cumpre tarefas, não tem responsabilidade e se mantém indiferente diante das coisas que precisa fazer ou que lhes são possíveis fazer. Desperdiça as oportunidades e muitas vezes até vive como um parasita, a custa das conquistas dos outros. Além disso, constantemente entra em situações vergonhosas, causando tristezas a amigos e familiares, tornando-se um peso para muitos e um risco em potencial.
Uma pessoa medíocre é uma pessoa comum, mediana, que faz apenas sua obrigação, apenas o que lhe pediram pra fazer, só faz se mandar. É uma pessoa acomodada, limitada, de sonhos muito pequenos ou mesmo sem sonhos. É preguiçoso mental, se submete a um ritmo de vida constante, à mesmice e a monotonia de uma vida sem mudanças além das que sejam provocadas por alguém ou pelo próprio tempo.
Uma pessoa extraordinária é aquela que vai além, que faz mais, mais do que apenas sua obrigação, faz mais do que pedem pra fazer, e não apenas o que pedem. Uma pessoa extraordinária é aquela que sabe o que tem que fazer, mas acima de tudo está sempre disposta a aprender mais, mantém a humildade e a capacidade de absorver os ensinamentos, vindos de circunstâncias e situações as mais diversas. Pessoas assim estão sujeitas a errar, mas procuram aprender com os próprios erros e também com os erros dos outros, para não precisarem cometer os mesmos erros e assim aprender.
Uma pessoa extraordinária não é apenas reativa, é antes de tudo proativa; não espera pra cuidar do problema, mas antecipa-se a ele e previne-se pra que se possível o problema não aconteça. Uma pessoa extraordinária não espera até que tenha necessidade para correr atrás do que precisa, mas procura ter em reserva para a hora que precisar. Uma pessoa extraordinária sabe que é importante pensar no que diz, sobretudo, antes de ser dito. Sabe que é importante dizer coisas importantes, mas o mais importante é ser coerente com aquilo que foi dito, para que as palavras não estejam desassociadas da prática na vida. Uma pessoa extraordinária sabe que é mais importante ser do que ter, que fazer é mais importante que simplesmente  saber, e saber e fazer é ainda mais. Uma pessoa extraordinária procura os melhores exemplos pra seguir e segue a vida para ser o melhor exemplo que puder.
Quando os princípios morais, éticos e cristãos norteiam nossa vida, o bom caráter deve ser uma grande evidência disso e o reflexo claro de quem nós somos de verdade.
wanderley t f  06/08/12

Um comentário:

Anônimo disse...

SE BOA REPUTAÇÃO FOSSE REFLEXO DE UM BOM CARÁTER JESUS CRISTO ENTÃO DURANTE TODA A SUA VIDA AQUI NESSA TERRA NÃO TEVE BOM CARÁTER, ELE AJUDAVA AS PESSOAS DE TODAS AS FORMAS QUE ESTAVA AO SEU ALCANÇE E MESMO ASSIM NÃO FOI BEM INTERPRETADO,NÃO FOI COMPREENDIDO,FOI JULGADO POR MUITAS PESSOAS E ATÉ PELAS PESSOAS QUE ELE AMAVA E MORREU MORTE DE CRUZ.
TEM MUITAS PESSOAS QUE TEM UMA ÓTIMA REPUTAÇÃO, UM ÓTIMO EMPREGO, GANHAM SUPER BEM, MAS FAZEM COISAS HORRÍVEIS QUANDO NINGUÉM ESTÁ PERTO DELAS E PORTANTO TEM UMA BOA REPUTAÇÃO SÓ PELO FATO DE TEREM UM EMPREGO,OCUPAÇÃO OU DE TEREM UM TRABALHO.É PRA SE PENSAR.