quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Resoluções para um ano todo ou para uma vida inteira.

Dentre o amontoado de coisas que fazemos durante o ano e até durante a nossa vida. às vezes nos damos conta de que poderíamos ter feito certas coisas, muitas vezes até simples, mas que poderiam marcar nossa história sendo pontos em relevo, que proporcionariam enorme prazer e lembranças muito agradáveis. Então que tal pensar em algumas coisas enquanto há tempo? Não importa a data do ano ou de sua vida, sua condição física, financeira ou social; sempre haverá algo que possa fazer, de que possa se orgulhar, que lhe proporcione prazer e paz. O que digo a seguir são apenas opções, mas cada um pode descobrir suas próprias resoluções para a vida.
Pode ser que outras ainda venham à minha mente, e se isso acontecer eu acrescentarei a essas, mas por enquanto, são estas que pensei.

Reveja o que tem feito sempre e submeta tudo á avaliação criteriosa e depois mantenha apenas aquilo que merece ser mantido.*Os anos terminam e começam outra vez, mas nem sempre nós somos capazes de rever e reavaliar o que temos feito. A rotina, os hábitos, a correria da vida moderna, as desorganizações e procrastinações de decisões e de atitudes a serem tomadas, são muitas vezes áreas de nossa vida que deixamos como está ano após ano. Rever, reavaliar e às vezes mudar, é uma necessidade fundamental para uma vida equilibrada.
Reveja o que deixou de fazer e que faz falta e comece fazer outra vez se possível e preciso for.*Assim como agregamos novas práticas à nossa vida, também deixamos outras pra trás. Muitas vezes são substituídas ou até mesmo se tornaram incompatíveis com nosso estilo e ritmo de vida atual. Muitas vezes são exatamente algumas coisas e práticas, dessas que deixamos pra trás que fazem falta e provocam uma diferença enorme em nossa qualidade de vida. Muitas vezes é preciso voltar e reintroduzir algumas dessas coisas na nossa vida e com muita disciplina e responsabilidade manter-se firme no propósito de fazer o que fazia, ainda que seja preciso reaprender a fazer.
Pense em algo muito bom e possível de ser feito por você, mas que nunca tenha feito e comece a planejar para fazer.*Pense em algo, planeje, registre, escreva,compartilhe com alguém e mantenha-se focado nisso. A possibilidade de acontecer quando fazemos isso é infinitamente maior do que quando apenas pensamos.
Peça perdão.*Pedir perdão sempre que preciso for, e preciso sempre será, pois somos falíveis e sujeitos a errar, em pensamentos, palavras, ações ou omissões.
Perdoe.*Perdoar é preciso sempre, pois além de ser o cumprimento de um mandamento de Deus, também é cientificamente comprovado, que assim como pedir, dar perdão faz bem a saúde física e mental.
Leia um bom livro.*O gosto pela leitura só se desenvolve á medida que lemos, então não espere gostar de ler para então ler, mas leia para aprender a gostar.
Adquira hábitos saudáveis de alimentação.*Pense no que costuma ingerir e procure eliminar aquilo que lhe faz mais mal que bem. Muitas vezes o simples prazer de ingerir e saborear algumas coisas não valem a pena pelo mal que produzem e as conseqüências difíceis de reverter ou até irreversíveis que produzem.
Vá a pé quando puder; ande mais a pé e menos de carro.*Se for de ônibus, saia com tempo e desça antes de sua parada para caminhar um pouco. Permita-se andar pequenas distancias a pé enquanto deixa seu carro guardado. É melhor pro planeta faz bem pra você.
Tome um banho de chuva.*Saia da rotina, faça algo diferente, e um banho de chuva é uma boa opção em um dia qualquer.
Visite um hospital.*Vá sozinho ou acompanhado de alguém; ofereça-se pra ir visitar alguém com alguém que irá.
Dê um presente a quem não pode dar um de volta a você, mas considere que um sorriso em troca já é um presente.*Dar esperando em troca é humanamente natural, no entanto somos desafiados a fazer isso para aqueles que não podem dar nada, pois muitas vezes o simples fato de dar algo a quem realmente precisa, e não simplesmente pelo prazer de dar, apenas de agradar, já poderá nos proporcionar uma sensação de enorme prazer.
Abrace quantas vezes puder e a quem puder. *Mais uma vez, a ciência que muitas vezes nos leva a tratamentos á base de medicamentos e drogas, muda um pouco isso quando comprova que o toque faz bem á saúde. Então abrace, porque a cada abraço que você dá, receberá imediatamente outro em troca; ou seja; investimento com retorno certo.
Sorria mais, divirta-se com as pequenas coisas.*Procure coisas que o faça sorrir e sorria á vontade e sem medo, pois a vida já nos dá muitos motivos para nos mantermos concentrados, pensativos e sérios. Sorrir é produzir químicas boas para nosso organismo e a vida como um todo. Então esqueça os problemas por um tempo e faça algo que o faça sorrir muito.
Escute, leia, conheça histórias e fatos, mesmo que o faça chorar; isso o manterá sensível, amável, humano.*Vivemos numa sociedade tão egoísta que de alguma forma somos ás vezes envolvidos de forma tal que acabamos por perder grande parte da sensibilidade e humanidade que deveríamos ter e manter. Muitas coisas, histórias e fatos que deveriam nos emocionar são encarados com frieza e indiferença. Interessante é que enquanto pensamos na sociedade e falamos dela, acabamos por nos esquecer que estamos vivendo no meio dela, e que se não tivermos o cuidado de reavaliar como anda nosso nível de sensibilidade, humanidade, amabilidade... corremos o risco de nos tornarmos como muitos estão; frios e indiferentes.
Vá à praia.*Não importa como, quanto custa, onde será; faça um esforço e vá. Caminhe na areia, entre no mar ou no rio e aproveite, Deus fez pra nós.
Caminhe na mata.*Mantenha o contato com a natureza, caminhe um pouco por dentro do mato, experimente a sensação. Mas certifique-se da segurança.
Olhe as estrelas.*A poluição e iluminação das grandes cidades nos impedem muitas vezes de olhar as estrelas, mas quando tiver oportunidade, não a perca e observe o espetáculo do céu estrelado, e não espere para olhar pro céu apenas quando for um eclipse ou na passagem de um cometa, rápida e quase invisível para a grande maioria das pessoas.
Vá ao cinema.*Mas não vá ao cinema apenas pelo filme, vá pelo prazer de ir e poder ir...
Reveja seu envolvimento em coisas irrelevantes.*Quantas coisas são agregadas á vida e que são irrelevantes, que não fazem de nós pessoas melhores, não agregam nada á nossa vida e muitas vezes até nos tiram o tempo e o foco de outras coisas muito mais úteis pra nós e para o próximo e que acabamos deixando de fazer por conta disso. Pior ainda, muitas dessas coisas podem até serem meios de disseminação de conceitos errados ou banalizações de pequenas transgressões que podem até levar alguns a outras maiores.
Reavalie seus pontos de omissão e descubra formas de agir.*Lembre-se; fazer pouco é melhor que nada fazer. Mas não se acomode em fazer apenas o pouco, procure fazer o que deve ser feito, mesmo que pra isso você tenha de pagar o preço, pois o preço maior pagou Jesus que morreu por nós.
Reavalie seu tempo, investimentos e gastos.
*Tempo, investimentos e gastos estão sempre juntos. Precisamos de tempo pra gastar, investir; ou precisamos investir pra ter o que gastar com o tempo. O grande problema nisso tudo é que muitas vezes não avaliamos o tempo que temos, não organizamos nossas tarefas e muitas vezes não selecionamos nossas ações e acabamos desperdiçando o tempo que temos com algumas coisas que ás vezes podem até nos arrastar para não muito longe de uma vida simples ou medíocre.
Aprenda algo bom e novo.*Aprender é sempre bom e necessário, então não acomode-se e aprenda alguma coisa boa.
Disponha-se a servir voluntariamente.*Admitamos ou não, em algum lugar e de alguma forma somos servidos por pessoas voluntárias, que não são remuneradas pra fazerem o que fazem. Dispor-se a dar parte do nosso tempo e talento pra servir, fará muito bem a nós e aos outros.
Leia a Bíblia.*Só o simples fato de ser o livro mais lido do mundo já é um bom motivo para lê-la; mas agregado a esse, estão muitos outros que certamente você descobrirá á medida que ler.
Doe sangue.*Doar sangue, mas que uma atitude nobre, é um privilégio; sabe muito bem disso quem gostaria de doar e não pode. Uma pessoa saudável pode doar sangue a cada três meses, que daria quatro vezes ao ano. Se todos aqueles que podem doar, doassem pelo menos uma vez por ano, possivelmente os estoques de sangue estariam sempre abastecidos.
Reavalie sempre seus hábitos *Hábitos são desenvolvidos por repetições constantes de práticas e são agregados á vida muitas vezes de forma tão natural que ás vezes nem percebemos quando alguns nos fazem mal pelo simples fato de terem se tornado hábitos.
Fortaleza-CE 12/01/10
wanderley tf. Servo do Deus vivo e vosso! wanderleytf@gmail.com

Nenhum comentário: